sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Aventuras pré Roma



Eu viajei com a minha irmã, nossa primeira grande viagem e a primeira viagem de avião das duas! Apesar do nervosismo que sempre vem antes que qualquer viagem, pensamos que tudo daria certo.
Como moramos em Minas, só que mais perto do Rio do que de BH, embarcamos no Galeão.
Saindo de casa!
Logo no check-in, nos avisaram que o voo atrasaria um pouco, só que esse "um pouco" acabou durando 50 min, e esse tempo "perdido" era justamente o tempo da escala em Lisboa. Conversamos com uma funcionária da TAP antes de embarcar e ela disse que daria tudo certo. Nós levamos super a sério isso.
Embarque no Galeão
Apesar de nenhuma das duas dormir nada durante o voo, ele foi bem tranquilo. Mas a tranquilidade acabou quando pousamos em Lisboa.
O avião pousou na hora exata da nossa conexão. Como nós eramos marinheiras de primeira viagem e não conheciamos o aeroporto de Lisboa, resolvemos correr, na onda do "vai que dá". Corremos. Corremos. Corremos MUITO!! e quando chegamos a imigração, além de uma fila enoorme, fomos informadas que perdemos o voo. Nisso a minha irmã desesperou! Começou a chorar, gritar... E eu apavorada tentando manter a calma. Mas como brasileiro é sempre solidário, fizemos umas "amizades de fila" que acabaram nos tranquilizando.
A imigração de Portugal é super tranquila, um agente super simpático, conversou com a gente e fez até piadinha. Como a viagem das nossas vidas não podia dar errado, conseguimos uma conexão que saia naquele horário e as lindas das funcionárias da TAP já tinham feito o nosso check in!! Corremos um tanto bom (de novo), mas conseguimos embarcar!
O aeroporto de Roma é um pouco confuso, mas graças a ajuda de uma freira brasileira, conseguimos achar a esteira para pegar a bagagem! E as nossas malas foram as ultimas a chegar!! O desespero já tava voltando com tudo! Mais ai a tag linda da minha mala apareceu e a paz voltou.
Como perdemos a conexão, perdemos o translado para o hotel e tivemos que desembolsar 60 EUROS para chegar. Depois fui descobrir que é normal cobrarem isso do aeroporto pra qualquer hotel.

DICA!! Caso você viaje com agência, e perca o translado, pede uma nota fiscal pro taxista, pra você ter o reembolso depois! não sejam ingênuos igual nós!!
Dica 2! Mantenha a calma sempre! As coisas funcionam melhor quando se consegue raciocinar direito!!

Depois disso tudo melhorou, mas ai é assunto pra outro post!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Antes de viajar, você tem que fazer a tão temida MALA!

Eu sempre fui a pessoa mais exagerada do mundo para malas. Quando ia pra casa de amiga em outra cidade, passar uma semana fora, levava mala m, mochila, bolsa e frasqueira (!!!!!)
Quando surgiu a oportunidade de fazer essa viagem, veio logo a preocupação da família inteira com a minha mala! hahahaha
O primeiro passo foi procurar dicas de blogueiras que vão com frequência ao exterior, pra saber mais ou menos o que levar, sem grandes exageros. Os posts da Lia Camargo do Just Lia foram de grande ajuda; com a cara e a coragem deixei pra arrumar a mala um dia antes de ir! Para poder pensar e repensar em tudo que levaria.

Primeira dica: as estações na Europa são sempre o oposto do que estamos vivendo aqui, isso parece óbvio, mas as pessoas costumam esquecer desse detalhe. Como fui em Agosto, peguei um calor tenso lá. A dica básica para o verão: roupas confortáveis e frescas e alguns cardigans para a noite. Nada mais que isso de casaco! Deixe pra comprar lá, porque os preços são muito melhores que os daqui!

Segunda dica: peças coringas e neutras além de acessórios! Eles farão toda diferença nas fotos! blusas com pouca estampa e confortáveis é a melhor coisa que você faz!

Além disso, três sapatos bastam! um confortável para andar todo o dia (no meu caso, levei o tênis preferido e que eu já estava totalmente acostumada), um arrumadinho para jantares e saídas (sapatilha é vida!) e um bom e velho chinelo para quando seu pé não aguentar mais!
Blusas, leve uma por dia de viagem e olhe lá! Em alguns lugares (como o Vaticano) é proibido entrar de short, pra não ficar estranha andando com saias de lenço, leve uma calça, que vai ser muito útil para esses dias restritos.

E para não passar aperto, compre uma balança para malas (elas são pequenas e levíssimas, você leva e pesa sua mala antes de voltar também). O limite de bagagem pela TAP eram 32kg, eu levei 16kg sendo que a mala pesava 6kg. É só focar na ideia de "Quanto menos peso você levar, mais espaço pra trazer coisinhas você vai ter"!!

Não tente ousar no seu visual, opte pelo conforto! Afinal, você não vai querer estragar dias perfeitos por causa de uma roupa desconfortável!